A Neuropedagogia aplicada nas Dificuldades de Aprendizagem

10/08/2015 09h41 - Atualizado em 10/08/2015 09h41

A Neuropedagogia aplicada nas Dificuldades de Aprendizagem

 
CBO-2394/25  -  Abpp: 12344  -  ABD: 1304 - Neuropsicopedagoga

Cenaipp
Rua Ciro Melo, 2.280 - Centro - Dourados - MS
67 - 3421-0550  /  9954-8716  /  9289-3384
CBO-2394/25 - Abpp: 12344 - ABD: 1304 - Neuropsicopedagoga

Cenaipp
Rua Ciro Melo, 2.280 - Centro - Dourados - MS
67 - 3421-0550 / 9954-8716 / 9289-3384

A aprendizagem é constituída por processos neurais e para compreender estes processos é de grande valia fazer uso da Neurociência aplicada a Aprendizagem como instrumento de avaliação e intervenção clínica. A Neurociência lida com os mecanismos biológicos, as estruturas cerebrais, as doenças mentais, a cognição, o sistema nervoso, as emoções, que por sua vez, acarretam um prejuízo considerável no futuro social da criança, já que perturbam a conduta pedagógica esperada de acordo com sua inteligência normal. Tais transtornos de Aprendizagem podem se manifestar em dificuldades motoras ou psicomotoras, de atenção, memorização, compreensão, desinteresse, escassa participação e problemas de comportamento.

A importância dos instrumentos neuroeducacionais, reside principalmente na prevenção e detecção precoce de distúrbios do desenvolvimento/aprendizado, indicando de forma minuciosa o ritmo e a qualidade do processo e possibilitando um "mapeamento" qualitativo e quantitativo das áreas cerebrais e suas interligações (sistema funcional), visando um tratamento terapêutico precoce e preciso.

Dessa forma, avaliar a coordenação do cérebro, suas funções, períodos críticos, as habilidades cognitivas e emocionais, as potencialidades e limitações do sistema nervoso, a memória, as dificuldades de aprendizagem e intervenções apropriadas, pode tornar o trabalho do educador mais significativo, eficiente e autônomo. O Psicopedagogo/Neuropedagogo frente ao conhecimento da Neurociência poderá contribuir para o processo ensino-aprendizagem de forma enriquecedora e dinâmica, ao compreender o processo cerebral, induzirá estratégias de intervenção e estimulação que serão utilizadas na prática clínica maximizando a eficiência da aprendizagem escolar.

Luciane Zanchi Sperasfico
CBO-2394/25 - Abpp: 12344 - ABD: 1304
Neuropsicopedagoga

Cenaipp
Rua Ciro Melo, 2.280 - Centro - Dourados - MS
67 - 3421-0550 / 9954-8716 / 9289-3384

Envie seu Comentário